terça-feira, 7 de setembro de 2010

Ajudando Crianças Bilingues a Aprender


Como pais e professores podem aplicar técnicas para ajudar crianças bilingues a aprender


Quase duas décadas depois de identificadas as múltiplas inteligências de Howard Gardner em seu livro Frames of Mind (1983), educadores de todo o mundo estão usando a teoria de múltiplas inteligências em suas salas de aula. De certa forma, os pais e os professores intuitivamente sabem que as crianças aprendem de formas diferentes e que uma atividade que agrada uma criança pode não ser de interesse para a outra. Mas muitas das nossas idéias sobre o ensino tradicional implicam que existe determinada maneira de aprender competências específicas. Sentimos frustração em certos momentos em que nossos filhos ou alunos têm incapacidade para cumprir uma tarefa. Quando tivermos uma melhor compreensão das suas próprias inteligências e estilos de aprendizagem, poderemos fornecer experiências para lidar sobre a forma como as nossas crianças aprendem melhor.


As sete inteligências são: Lingüística, Lógica-Matemática, Sinestésica- Corporal, Musical, Espacial, Interpessoal e Intrapessoal


Para entender o estilo de aprendizagem da criança, deve-se observar como ela desempenha suas funções, ou quais brinquedos tende a escolher. Você perceberá que há algo em comum. Talvez os brinquedos tenham todas as cores brilhantes e padrões distintos, ou interessantes texturas e formas, ou fazem sons. Então olhe para a forma como ela interage com eles. Será que ela tende a olhar atentamente objetos ou a deter e senti-los em suas mãos? Talvez ela esteja menos interessada em brinquedos, mas no seu material, ou em dar cambalhotas, e fazê-los moverem se. Ao ler para uma criança o seu livro favorito, preste atenção ao que ela está mais interessada em fazer. Concentra-se em olhar para as ilustrações? Ouvir a cadência das palavras e rimas quando você lê em voz alta? Tocar os diferentes objetos desenhados na página? Ou será que ela praticamente pula fora do seu colo e começa a agir de acordo com as ações na história enquanto você as descreve?

A maioria das crianças tem um número de diferentes estilos de inteligências e a aprendizagem bilíngue pode ser envolvida em uma variedade de maneiras. Se você não vê uma forte preferência por determinadas atividades, isso significa que a criança tenha mais de uma inteligência primária ou que ela ainda não tenha desenvolvido uma forte predileção. Na maioria dos casos, você pode começar a ver uma especial preferência por estilos em torno de dois anos. Até então a criança provavelmente irá responder melhor a determinados tipos de atividades e experiências. Respeitar as inteligências individuais e estilos de aprendizagem significa oferecer a criança uma variedade de maneiras de aprender. Quase qualquer coisa pode ser ensinada de uma maneira que funciona bem para uma determinada inteligência. Quando você identificar e responder ao estilo de inteligência e aprendizagem da criança bilíngue, você irá ajudá-la na abordagem do mundo em seus próprios termos. Concentrando a sua inteligência para dominar novas habilidades de forma menos frustrante e poder ajudá-la a desenvolver uma vida de amor à aprendizagem.


Um dos benefícios da teoria das múltiplas inteligências é que ela oferece muitas opções. Se uma criança bilíngue não está respondendo a uma determinada atividade, há muitas outras abordagens para tentar. Depois de ter uma noção do estilo de aprendizagem da criança, olhe o ambiente a seu redor para ver como este se encaixa às necessidades e modifique-o para obter um melhor aproveitamento. Se você achar que a criança gosta de música, certifique-se que haja instrumentos musicais disponíveis. Tente reproduzir música durante todo o tempo e usando-as como uma forma de incentivar a memorização de diferentes atividades (uma canção especial de boas vindas, para almoçar, para repartir, para guardar os brinquedos, etc.). Se a criança parece ter uma poderosa inteligência corporal ou sinestésica lembre-se de criar atividades que envolvam exercícios físicos como saltos, corridas, enquanto você dá comandos de direcionamento em inglês esperando pela criança na chegada, tornando momentos difíceis mais fáceis. Embora a compreensão do estilo de inteligência do aluno ajude o professor a lidar com seus pontos fortes, também é importante dar-lhe oportunidades para reforçar as suas fraquezas.

Segue uma definição para cada tipo de inteligência e os tipos de atividades e experiências com crianças que tendem a se sobressair em determinadas áreas.

Linguística: Sensibilidade ao significado e à ordem das palavras. Estas crianças utilizam um vocabulário expandido e, geralmente, gostam de contar anedotas e histórias, adivinhações, trocadilhos, ler, escrever e fazer jogos de palavras. Uma boa maneira de iniciar uma linguagem orientada em inglês seria a de incentivar a criança a gravar ou descrever exatamente o que ela está fazendo ou observando durante uma aula de Ciências. Para ajudá-la a compreender um conceito matemático, como a contagem, é pedir-lhe para criar uma história em que um personagem tem de contar muitos itens. Providencie papel, lápis, canetas de diferentes tipos, livros de histórias e um gravador.


Lógica-matemática: A capacidade de manipular cadeias de raciocínio e de reconhecer padrões e ordem. Estes alunos se beneficiam de trabalhos com números, querem saber como as coisas funcionam, fazem perguntas, colecionam itens e mantém um registro das suas coleções. Para desenvolver o interesse de um aluno lógico-matemático por um livro em Inglês, peça-lhe para ordenar e classificar os diferentes itens ou animais que ele vê no livro. Ou para comparar os diferentes sons e tons em um instrumento que pode ser uma boa maneira de ajudá-lo a explorar conceitos musicais. Inclua sempre quebra-cabeças, jogos de encaixe, blocos e pequenas peças manipulativas.


Corporal-sinestésica: A habilidade de usar o corpo para manipular objetos com facilidade. A criança aprende a desfrutar de esportes e ser fisicamente ativa. Elas tendem a usar linguagem corporal, dançar, atuar, ou participar em mímica. Crianças com essa inteligência tendem a aprender bem através dramatizações, circulação em jogos, cenas e situações. Um jogo de amarelinha vai ajudar o aluno bilíngue a compreender conceitos de matemática mais facilmente do que contando itens. Uma boa experiência científica para uma criança corporal-sinestésica é comparar o quanto ela pode brincar com vários tipos de objetos. Vestir roupas e adereços para uma peça, arremessar sacos de feijão ou equipamentos esportivos, correr ao redor de obstáculos, etc. ouvindo instruções em Inglês.


Musical: Sensibilidade ao tom, melodia, ritmo e som. Essas crianças gostam de ouvir e tocar música, cantar, assobiar, mover-se com o ritmo, bem como criar e reproduzir músicas. Ouvir músicas em cds, dvds com áudio em Inglês pode ser a melhor forma de envolver a criança nas atividades. Para ensinar conceitos matemáticos utilize as batidas de palmas ou de um tambor para contagem ou crie padrões musicais de ritmo. Forneça-a inúmeros instrumentos para explorar, incluindo utensílios de cozinha, recorreco, cascas de coco, um gravador e uma variedade de músicas e sons para ela ouvir.


Espacial: A capacidade de perceber o mundo de forma rigorosa e de recriar ou transformar aspectos desse mundo. Estes alunos gostam de pintar, desenhar e construir com blocos, observar mapas, fazer quebra-cabeças e labirintos. Mostre fotos e imagens que irão ajudá-los a compreender melhor as novas informações verbais. Para envolvê-los em experiências científicas, peça-os para tirar as suas próprias conclusões em observações e registros. Forneça livros com fotos brilhantes, mapas, gráficos, bem como uma variedade de materiais de arte para eles estudarem.


Interpessoal: A habilidade em compreender pessoas e relacionamentos. Estas crianças fazem e mantem amizades muito facilmente, são populares e são excelentes jogadores em equipe.

Tentar sempre que possível, envolver a criança em jogos com grupos e debates. Esta irá provavelmente divertir-se com peças de teatro em Inglês usando fantasias, acessórios, marionetes, bonecos, e pequenas figuras.

Intrapessoal: A capacidade de utilização de uma vida emocional como meio para a compreensão de si mesmo e dos outros. Criança com este tipo de inteligência controla os seus próprios sentimentos e, muitas vezes, limita-se a observar e ouvir. Elas rendem melhor quando trabalham sozinhas. Incentive a criança a pensar em como fazê-la sentir novas experiências e ofereça-lhe muitas oportunidades para explorar tópicos sobre si própria. Para envolver um aluno em um projeto intrapessoal, peça-lhe para descrever suas experiências e emoções. Uma câmera, um gravador, bloco de desenho em branco, revistas que podem ajudá-lo a pensar e anotar suas observações.

Ao utilizar as técnicas de múltiplas inteligências dentro ou fora de uma sala de aula bilíngue, o professor ou os pais estarão desenvolvendo e habilitando a criança a explorar suas competências e habilidades, melhorarando suas deficiências de uma forma envolvente e sutil de aprendizagem com excelentes resultados acadêmicos e sócio-afetivos.


Texto: Paula Lyra – 19/05/2010

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